Praia 19

Guia turístico da "praia gay" de Lisboa

Praia 19, a praia gay de Lisboa

A Praia 19 é considerada a maior "praia gay" da Europa

Com dunas a perder de vista até às falésias de arenito à distância, esta é justamente considerada a mais bela “praia gay” da Europa (é também a maior!).

Praia 19

A Praia 19 é uma praia naturista

Ficou conhecida como “praia gay” na década de 1990, mas há já muitos anos que atraía o público gay, que podia estar aqui à vontade, devido à localização afastada das populações. Este isolamento também levou à habitual prática de naturismo, e a praia foi oficialmente classificada como praia naturista em 1995, juntamente com a vizinha Praia da Bela Vista (estas são, na realidade, a mesma praia).

Dunas da Praia 19

A Praia 19 tem uma paisagem selvagem de dunas e falésias de arenito

O isolamento significa que não existe equipamento de apoio de qualquer tipo. Por isso, para WC, restaurantes ou bares, terá de caminhar entre 10 a 20 minutos para norte, em direção à Praia da Bela Vista, ou para a Fonte da Telha, a sul. Esta é uma zona protegida, por isso jamais serão construídos hotéis ou bares na praia, como os que existem em destinos que atraem o mesmo tipo de público, como Mykonos ou Ibiza.

Praia 19, Costa da Caparica

A Praia 19 é uma praia deserta -- para equipamentos de apoio terá de caminhar até à vizinha praia da Fonte da Telha.

O nome deve-se ao facto desta ser a paragem 19 do comboio turístico que liga as praias da Costa da Caparica no verão.

A praia gay de Lisboa

Há quem diga que a Praia 19 é a mais bela praia gay da Europa

É talvez a praia mais cosmopolita de toda a Caparica, atraindo homens de todos os cantos do mundo, de todas as faixas etárias, que passeiam pelas dunas e tomam banhos de sol ou no mar completamente despidos.

Paragem do comboio da Praia 19

A paragem 19 do comboio turístico, que deu nome à praia.

Como Chegar à Praia 19


De carro: O automóvel é o melhor meio de transporte para a Praia 19, uma vez que não há transportes públicos diretos. Atravesse a Ponte 25 de Abril, saia para a A38 em direção à Costa da Caparica e depois siga pela N377-2 até à Praia da Bela Vista. Deixe o carro no amplo estacionamento desta praia e caminhe em direção ao mar. Depois é só caminhar para a esquerda, durante dez ou quinze minutos. Também pode deixar o carro na Fonte da Telha e caminhar para a direita, pelo areal, até à Praia 19.

De transportes públicos: De Lisboa, vá de autocarro para a Costa da Caparica, onde pode depois apanhar o comboio turístico Transpraia e sair na paragem dezanove. Em alternativa, apanhe o barco no Cais do Sodré para Cacilhas, seguido de um autocarro para a Fonte da Telha, e daí caminhe durante cerca de quinze minutos para norte até à Praia 19. Ainda outra alternativa é o autocarro de Lisboa para a Costa da Caparica, e daí seguir de Uber até à Fonte da Telha e caminhar até à praia.
Para informações mais detalhadas, consulte o guia de transportes para as praias da Costa da Caparica.

Num Passeio Organizado: É ainda possível reservar um serviço de transporte que o leva diretamente do centro de Lisboa à Praia 19: Passeio à Praia 19 de Lisboa


Onde Ficar Perto da Praia 19


Aroeira Sea & Golf Resort

O hotel mais próximo da Praia 19 é o Aroeira Sea & Golf Resort, que oferece transporte gratuito para a Fonte da Telha, de onde pode facilmente caminhar até à Praia 19. A pé, o percurso do hotel à Fonte da Telha demora cerca de 30 minutos, seguindo pela estrada em direção à costa. Este é um hotel de 4 estrelas muito recomendado, com quartos espaçosos com terraços ou varandas, uma piscina exterior e um restaurante. As alternativas são os hotéis no centro da Costa da Caparica, de onde se pode apanhar o comboio turístico ou um Uber até à Praia 19. O mais recomendado é o Tryp Lisboa Caparica Mar, mas encontrará outras opções no guia da Costa da Caparica.