Comboio Transpraia da Costa da Caparica

Guia do comboio turístico que percorre as praias da Costa da Caparica no verão

Comboio Transpraia na Costa da Caparica

A pequena locomotiva que liga as praias da zona sul da Costa da Caparica

O Transpraia é um serviço de comboio turístico sazonal inaugurado em 1960, que liga o centro da cidade da Costa da Caparica à Praia da Fonte da Telha, com paragens nas várias praias ao longo da costa. Antes da construção das estradas e parques de estacionamento junto às praias, esta pequena locomotiva a diesel com três carruagens e bancos de madeira era a única forma de chegar às praias, seguindo os carris nas dunas ao longo de nove quilómetros.

Começou por ter vinte e duas paragens, mas o percurso foi encurtado cerca de um quilómetro em 2007, partindo agora de perto da Praia Nova, ao pé da rotunda no final da Avenida General Humberto Delgado (cerca de dez a quinze minutos a pé do terminal de autocarros e do centro da cidade). No entanto, os números originais das paragens foram mantidos, pelo que a primeira (na Praia da Saúde) ainda tem a placa indicando a quarta paragem.

Transpraia, Costa da Caparica

A linha do comboio sobre as dunas

O Transpraia funciona de junho a setembro, das 9h às 19h, com partidas a cada meia hora ou, dependendo da procura, a cada hora. O percurso desde o centro da Costa da Caparica até à Fonte da Telha demora pouco mais de vinte minutos e os bilhetes são comprados a bordo. Apesar de ser um comboio turístico, não há um bilhete diário, pelo que cada vez que o apanhar, terá de adquirir um novo bilhete. É possível, no entanto, comprar um bilhete de ida e volta, por 8,50€.

Devido ao número decrescente de passageiros nos últimos anos, existe o risco deste serviço ser descontinuado ou a tarifa ser aumentada a qualquer momento. Há quem ache o valor do bilhete elevado, mas há que lembrar que um comboio turístico não é apenas um meio de transporte, é também uma experiência e a melhor forma de desfrutar das vistas do mar e da natureza desta zona protegida. Para quem não tem carro ou não quer caminhar por mais de uma hora, o comboio é também a única forma de chegar às melhores praias desta costa (a alternativa seria o Uber).

Transpraia na Costa da Caparica

As várias paragens do Transpraia estão sinalizadas

As paragens mais populares (os números são os sinalizados nas placas) são:

- Paragem 4 - Praia da Saúde
- Paragem 7 - Praia da Mata
- Paragem 8 - Praia da Riviera (e escola de surf)
- Paragem 10 - Praia da Rainha
- Paragem 11 - Praia do Castelo
- Paragem 12 - Praia da Cabana do Pescador
- Paragem 13 - Praia do Rei
- Paragem 14 - Praia da Morena
- Paragem 15 - Praia da Sereia
- Paragem 16 - Praia da Nova Vaga (kitesurfing)
- Paragem 17 - Praia da Bela Vista (praia naturista oficial)
- Paragem 19 - Praia 19 (“praia gay”)
- Paragem 20 - Fonte da Telha (última paragem e praia naturista)

Para mais informações sobre estas e outras praias desta costa, consulte o guia de praias da Costa da Caparica.


NOTA: Devido à pandemia de Covid-19, o Transpraia foi retirado de serviço em 2020 e 2021, e poderá não regressar em 2022.