As praias mais ocidentais da Europa encontram-se na região de Lisboa, a capital mais ensolarada de todo o continente. O sol abundante, as temperaturas amenas e os longos areais tornam a capital portuguesa uma das cidades mais abençoadas da Europa e um destino turístico único, combinando a diversidade da vida urbana e a diversão à beira-mar. Lisboa oferece o melhor de dois mundos -- umas férias culturais na cidade e a tranquilidade dos momentos passados junto ao mar!
Situada às portas do Atlântico, e com uma costa deslumbrante e variada, Lisboa é a capital europeia mais próxima de praias com extensos areais. A maioria das praias da região ostenta a Bandeira Azul, sinónimo de limpeza e qualidade do mar, e algumas delas estão entre os principais destinos de surf da Europa. Seja para oeste, em direção a Cascais e Estoril, seja para a Costa da Caparica e Arrábida a sul, existem praias para todos os gostos. O difícil mesmo é escolher!
Destaques das Praias da Região de Lisboa
-
- Surf e banhos na costa mais ocidental da Europa
-
- Praias de areia dourada rodeadas de belas paisagens naturais
-
- Experiência única, onde se pode combinar a diversão de momentos à beira-mar com as atrações urbanas de uma capital europeia.
As Costas da Região de Lisboa
Lisboa não tem apenas uma costa, mas sim quatro costas, todas bem diferentes! São elas a costa ao longo da linha ferroviária de Cascais, virada a sul e que passa por Oeiras e Estoril; a costa da serra de Sintra virada a oeste; a Costa da Caparica a sul; e a costa protegida do Parque Natural da Arrábida, entre Setúbal e Sesimbra.
Cascais
A costa de Cascais estende-se a oeste de Lisboa e é a de mais fácil acesso para quem não tem automóvel ou prefere ir de transportes públicos. Comboios frequentes fazem as ligações entre as estações do Cais do Sodré em Lisboa e Cascais, com várias paragens ao longo da costa. É, por isso, a mais popular entre os turistas, especialmente famílias e casais, e tem várias praias belíssimas, com águas calmas, bons equipamentos de apoio e excelentes hotéis virados para o Atlântico. O centro histórico de Cascais (a última paragem do comboio) é um destino muito atrativo e cosmopolita para um dia de praia ou para quem pretende passar as suas férias junto ao mar.
Sintra
A costa da serra de Sintra situa-se a norte de Cascais e é uma zona mais selvagem. Os transportes públicos para as praias são menos frequentes, por isso atrai poucos turistas. Tecnicamente, não é impossível ir de transportes -- apenas terá de planear cuidadosamente o seu dia. A opção mais fácil é por isso o automóvel, e a recompensa valerá a pena! Esta é uma costa com uma espetacular e dramática paisagem natural, com praias de areia macia rodeadas de formações rochosas e altas arribas. É uma região ventosa e, por isso, mais fria, com grandes ondas que atraem surfistas. Bem perto, e também de visita obrigatória, encontra-se o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa.
Costa da Caparica
A Costa da Caparica fica a sul de Lisboa e é uma longa e contínua extensão de areia dourada de cerca de quinze quilómetros. Este longo areal encontra-se dividido em várias praias, cada uma com um ambiente próprio que tende a atrair diferentes tipos de pessoas. Devido aos diversos bares de praia, é também um destino nas noites mais quentes do verão. Existem autocarros que ligam Lisboa ao centro da Costa da Caparica, e durante a época balnear há também um pequeno comboio turístico que parte de lá e percorre a costa, parando em várias praias. Apesar de ter melhores ligações de transportes públicos do que as praias da costa de Sintra, o melhor acesso é de carro. Como a oferta hoteleira é limitada, a maioria das pessoas que frequentam as praias desta costa são residentes na região ou turistas que passam apenas um dia.
Arrábida
A romântica costa da Arrábida, entre Setúbal e Sesimbra, faz também parte da região de Lisboa e aqui encontram-se algumas das mais belas praias de Portugal. Rodeadas pelo verde da área protegida do Parque Natural da Arrábida, as suas praias possuem águas calmas e cristalinas e areia macia e dourada. O melhor acesso é de automóvel, apesar de os transportes públicos terem melhorado nos últimos anos. Seja qual for a sua forma de deslocação, ao chegar irá deparar-se com praias imaculadas, de grande beleza natural, algumas delas quase desertas.
Sesimbra
O parque estende-se até Sesimbra, que também tem algumas das melhores praias de Portugal. A sul situa-se a península de Troia, que, embora já não faça parte da região de Lisboa, é de fácil acesso para um dia de praia.
Como Escolher a Praia Certa na Região de Lisboa
A praia perfeita para si irá depender do tipo de experiência que deseja ter, dos seus companheiros de viagem, das suas opções de transporte e de quão longe está disposto a deslocar-se. O nosso guia irá ajudá-lo a escolher as praias certas:
- Praias com melhor acesso de transportes públicos:
Praia da Conceição, Praia da Rainha, Praia do Tamariz, Carcavelos
- Praias mais bonitas:
Praia da Ursa, Praia do Ribeiro do Cavalo, Praia dos Galapinhos, Praia do Creiro, Praia da Adraga, Praia do Guincho, Praia de Santa Marta, Praia da Rainha
- Praias mais próximas do centro de Lisboa:
Carcavelos, Praia de Santo Amaro, Praia de Caxias
- Melhores praias para desporto:
Carcavelos, Costa da Caparica
- Melhores praias para surf:
Carcavelos, Costa da Caparica, Praia do Guincho, Praia da Cresmina, Praia Grande, Praia do Magoito
- Praias mais espaçosas:
Costa da Caparica, Carcavelos, Troia
- Melhores praias para famílias:
Praia da Rainha, Praia das Moitas, Praia de Santo Amaro, Praia das Maçãs, Praia da Figueirinha, Praia do Creiro
- Praias mais românticas:
Praia da Ursa, Praia do Ribeiro do Cavalo, Praia do Creiro, Praia da Rainha, Praia de Santa Marta
- Praia gay: Praia 19
- Praias naturistas: Meco, Praia da Adiça, Rio da Prata, Praia 19, Praia da Ursa, Praia da Aguda, Praia da Adraga
Os Fortes da Costa de Lisboa
Ao percorrer a costa entre Belém e Cascais irá deparar-se com vários fortes. A maioria foi construída no século XVII para proteger Lisboa de intrusos, já que por esta altura a capital portuguesa era um porto importante, recebendo especiarias, ouro e outras mercadorias valiosas do Brasil e das colónias no Oriente. O mais antigo é o Forte de São Julião da Barra em Oeiras, com origem ainda no século XVI. Algumas destas construções militares serviram também de residências. Infelizmente, apenas algumas foram restauradas e estão atualmente em uso, seja como residência oficial ou como hotel, como é o caso da Fortaleza do Guincho. No entanto, a maioria encontra-se fechada ao público e em mau estado de conservação. O último canhão foi disparado em 1998, um ato simbólico que marcou o fim da função militar destes fortes.