A Praia de Caxias em Oeiras
Oeiras costuma ficar fora dos roteiros turísticos, que se focam na vizinha vila de Cascais. No entanto, situa-se bem perto de Lisboa e tem boas praias que misturam as águas do rio Tejo e do Atlântico. São praias relativamente pequenas e geralmente mais calmas que as do Estoril e Cascais. Merecem com certeza uma visita, não só pela proximidade a Lisboa, como também pelas vistas da capital, com a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei como pano de fundo.
É possível ver a Ponte 25 de Abril, em Lisboa, ao longe, desde as praias de Oeiras.
Um passeio marítimo liga as principais praias e vários fortes construídos entre os séculos XVI e XVII.
Praias em Oeiras
- Praia de Santo Amaro
- Praia da Torre
- Praia de Caxias
A maior praia de Oeiras é uma das mais recomendadas a famílias em toda a região de Lisboa. As suas águas costumam ser calmas e muitas vezes há escorregas e outros equipamentos para crianças. A uma curta distância a pé, para oeste, junto à marina, situa-se a Piscina Oceânica de Oeiras, uma grande piscina de água salgada, aberta entre o final da primavera e o final do verão. A praia oferece uma vista da Ponte 25 de Abril e do Forte de São João das Maias, construído no século XVII.
Perfeita para: Famílias
Vigiada: Sim
WC: Sim
Duches: Sim
Aluguer de Chapéus: Não
Bar ou Restaurante: Sim
Acessível: Sim
Estacionamento: Perto
Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio
Para mais informações, consulte o guia da Praia de Santo Amaro.
A “torre” que deu o nome a esta praia é o Forte de São Julião da Barra, construído no século XVI e que se situa no lado poente. É uma praia frequentada principalmente pelas famílias da região, devido às suas águas calmas, embora seja também um destino para surfistas fora dos meses de verão.
Perfeita para: Famílias, Surf
Vigiada: Sim
WC: Sim
Duches: Sim
Aluguer de Chapéus: Sim
Bar ou Restaurante: Sim
Acessível: Não
Estacionamento: Sim
Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio
Para mais informações, consulte o guia da Praia da Torre.
A Praia de Caxias é a primeira verdadeira praia quando se vem de Lisboa, situando-se a apenas quinze minutos da capital, entre dois fortes do século XVII (o Forte de São Bruno e o Forte de Nossa Senhora de Porto Salvo). Nunca fica totalmente lotada, e a sua esplanada na sombra das palmeiras é um destino nos dias de sol durante todo o ano.
Perfeita para: Banhos de sol
Vigiada: Não
WC: Sim
Duches: Não
Aluguer de Chapéus: Não
Bar ou Restaurante: Sim
Acessível: Não
Estacionamento: Perto
Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio
Para mais informações, consulte o guia da Praia de Caxias.
Como Chegar às Praias de Oeiras
De carro: De Lisboa, a opção mais direta para Oeiras é a A5, demorando cerca de 25 minutos. A alternativa, bem mais agradável, é ir pela Avenida Marginal (N6), que tem uma bela paisagem ao longo do trajeto, embora a viagem demore um pouco mais.
De transportes públicos: Oeiras faz parte da linha ferroviária de Cascais. Os comboios partem a cada vinte minutos da estação do Cais do Sodré em Lisboa e chegam a Oeiras 24 minutos depois. A estação de Oeiras fica a uma distância considerável das praias, pelo que é melhor sair nas estações anteriores, dependendo de onde deseja ir (se adquirir o Lisboa Card, pode viajar no comboio gratuitamente). Para informações mais detalhadas sobre como chegar às praias de Oeiras, consulte os nossos guias de cada praia.
Onde Ficar em Oeiras
Vila Galé Collection Palácio dos Arcos
Este palácio do século XV foi restaurado e é o melhor alojamento em Oeiras. Dispõe de quartos espaçosos, piscinas exterior e interior e um spa, ideal para relaxar após um dia nas praias da região.
Riviera Hotel
Situado em Carcavelos, este hotel de quatro estrelas fica relativamente perto da Praia da Torre. Dispõe de quartos com varandas, duas piscinas, spa e ginásio.