Praia da Ursa

Como ir e como desfrutar da praia mais ocidental da Europa

Praia da Ursa

A extraordinária beleza selvagem da Praia da Ursa

A Praia da Ursa é uma das mais belas de Portugal e fica junto ao Cabo da Roca, o que significa que é a praia mais ocidental da Europa continental. É preciso algum esforço e cuidado para lá chegar (seguindo um dos dois trilhos pela falésia acidentada), o que explica o facto de muitas vezes se encontrar quase deserta. Muitos aproveitam o isolamento para a prática de naturismo, mas a atividade principal é apreciar a extraordinária beleza selvagem.

Praia da Ursa

É preciso cuidado no mar, pois costuma estar agitado e não há vigilância de nadadores-salvadores.

O nome deriva da chamada “rocha da ursa”, um dos dois colossais rochedos no mar que alguns dizem ter a forma de uma ursa com a sua cria, quando vista do norte. Segundo uma lenda, há muitos milhares de anos, na idade do gelo, viveu aqui uma ursa com as suas crias. Quando começou o degelo, os deuses ordenaram a todos os animais que abandonassem o local, mas a ursa desobedeceu. Como castigo, os deuses transformaram-na em pedra e os seus filhos em pequenas rochas à sua volta.

Praia da Ursa, Sintra

Na Praia da Ursa, o naturismo é habitual.

A água é fria e o mar costuma estar bravo, por isso é uma praia para fotografias e banhos de sol, não para mergulhos, até porque não tem vigilância de nadadores-salvadores.
Como não existem instalações de qualquer tipo, lembre-se de trazer água e comida se pretende passar aqui o dia. Também traga chapéu de sol se preferir ficar à sombra. Embora as falésias ofereçam alguma sombra, deve ser mantida alguma distância de segurança, já que há o risco de derrocadas.

Praia da Ursa

Não é fácil chegar à Praia da Ursa, mas o esforço é recompensado pelo belo cenário.

Esta não é uma praia para crianças ou pessoas com mobilidade reduzida que terão dificuldade no acesso. No entanto, o público em geral descobrirá que o esforço vale a pena, pois a paisagem é mesmo deslumbrante e a experiência memorável -- também não se esqueça de usar calçado adequado (ténis em vez de chinelos ou sandálias!).

Perfeita para: Casais, Naturistas, Redes Sociais
Vigiada: Não
WC: Não
Duches: Não
Aluguer de Chapéus: Não
Bar ou Restaurante: Não
Acessível: Não
Estacionamento: Perto
Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro
O Que Levar: Ténis e não chinelos, água, comida, sacos para levar o lixo no regresso, mochila para descer o trilho com as mãos livres, chapéu de sol se preferir sombra, protetor solar, toalha, máquina fotográfica ou telemóvel com bateria carregada para tirar muitas fotos!

Como Chegar à Praia da Ursa


A Praia da Ursa, perto do Cabo da Roca.

O fim do trilho, junto à praia.

De carro: De Lisboa, o caminho mais direto é pela A5 em direção a Cascais. Apanhe a saída 12 para a Malveira e depois a N247 em direção à Estrada do Cabo da Roca. Existe um pequeno parque de estacionamento próximo do trilho para a praia e no Cabo da Roca.

De transportes públicos: Em Lisboa, apanhe o comboio de Cascais na estação do Cais do Sodré, com partida a cada 20 minutos. Uma vez em Cascais, 40 minutos depois, atravesse a rua em direção ao centro comercial Cascais Villa, onde, no piso subterrâneo, se situa o terminal rodoviário. Apanhe o autocarro 403 da Scotturb, que parte a cada trinta minutos. O seu destino final é Sintra, mas tem paragem no Cabo da Roca (em menos de 25 minutos), mesmo junto ao farol. Daqui até ao trilho no topo da falésia acima da Praia da Ursa, são cerca de 10 a 15 minutos a pé (em alternativa, diga ao motorista que quer ir para a Praia da Ursa, e ele parará um pouco antes de chegar ao Cabo da Roca).
Se estiver em Sintra, apanhe o autocarro 403 em direção a Cascais, com partidas a cada meia hora da estação ferroviária. Chega ao Cabo da Roca em cerca de 35 minutos.

De Uber, a viagem a partir de Lisboa custa entre 20 e 25 euros, enquanto que a de Cascais ou Sintra será entre 10 e 15 euros.

Trilho para a Praia da Ursa


Vista sobre a Praia da Ursa

Vista do topo da falésia, a meio caminho do trilho para a Praia da Ursa.

Existem dois trilhos até à Praia da Ursa a partir da estrada para o Cabo da Roca. O mais próximo do cabo (denominado “Trilho 1” abaixo) é um pouco mais cénico, enquanto o que começa uns metros mais à frente (“Trilho 2”) é mais direto (o primeiro ziguezagueia pela falésia). Ambos têm mais ou menos a mesma distância e duração (cerca de 20 minutos) e o mesmo nível de dificuldade. Ambos também são fáceis de encontrar, mas têm troços muito acidentados e com muitas pedras soltas, o que exige calçado adequado e muito cuidado ao descer.
Depois de percorrido cerca de dois terços do caminho, os dois trilhos fundem-se e a praia estará à vista. Estes últimos 400 metros são os mais difíceis e sinuosos.

Trilho para a Praia da Ursa

O primeiro trilho para a Praia da Ursa começa bem perto do Cabo da Roca.

Trilho 1 - Na estrada para o Cabo da Roca, de costas para o farol, encontra-se uma estrada de terra batida no lado esquerdo (foto acima). Há quem deixe o carro nesta estrada, continuando depois pela falésia a pé. Basta seguir o caminho até ao topo da falésia, e daí descer o trilho mais estreito e acidentado até à praia.

Estrada para a Praia da Ursa

O início do segundo trilho para a Praia da Ursa, junto à estrada do Cabo da Roca.

Trilho 2 - O segundo trilho para a Praia da Ursa começa noutra estrada de terra batida, paralela à referida no Trilho 1, uns metros mais à frente. Aqui também há algum espaço para estacionamento.

Trilhos para Praia da Ursa

Siga para a esquerda, não em frente, no topo da falésia.

Ao chegar ao topo da falésia, terá duas opções (foto acima) -- seguir em frente ou para a esquerda. Deve optar pela esquerda, pois o caminho em frente é muito mais difícil e chega a um ponto em que só mesmo um alpinista consegue descer até à praia.

Trilho da Praia da Ursa

O segundo trilho que vai da estrada à Praia da Ursa.


Onde Ficar Perto da Praia da Ursa


Charm Nature, Sintra

Charm Nature

Este é o hotel mais próximo da Praia da Ursa -- fica a apenas cinco minutos de carro ou meia-hora a pé. É perfeito para casais, oferecendo vistas deslumbrantes do mar e do pôr-do-sol. Possui um terraço com piscina e bar, e a oferta de alojamento inclui quartos duplos, um apartamento com um quarto em estilo retro/contemporâneo, e ainda uma casa móvel.

Disponibilidade e Preços

Outras Praias Próximas da Praia da Ursa


Trilho para a Praia da Adraga

Sinalização no início do trilho para a Praia da Adraga, junto à estrada do Cabo da Roca e Praia da Ursa.

A praia mais próxima da Praia da Ursa é a Praia da Adraga, que é também uma das mais bonitas da região de Lisboa. É a primeira praia a norte e pode ser alcançada em cerca de 15 minutos de carro. Também é possível fazer uma caminhada desde a Praia da Ursa, levando menos de uma hora.
A Praia Grande, a maior de Sintra, situa-se igualmente a 15 minutos de carro. A norte fica a Praia das Maçãs, a praia de eleição das famílias da região, onde se chega em apenas cinco minutos.


Outras Atrações Perto da Praia da Ursa


Uma visita à Praia da Ursa costuma incluir uma paragem no ponto mais ocidental da Europa, o Cabo da Roca. É um local de grande beleza e uma atração turística muito popular. Depois do Cabo da Roca e da Praia da Ursa, visite os palácios de contos de fadas da vila de Sintra ou siga para sul, em direção às praias de Cascais.