Autocarro para a Costa da Caparica

Como ir para as praias da Costa da Caparica, partindo de Lisboa ou Cacilhas, de autocarro ou de carro

Terminal de autocarros na Costa da Caparica

O terminal de autocarros na Costa da Caparica, junto à Torre das Argolas.

Para ir até à Costa da Caparica, partindo de Lisboa, há três opções -- de carro (a mais conveniente), de autocarro (a escolha da maioria dos turistas) ou Uber/táxi (a mais cara). Eis o guia de transportes para as praias da costa preferida dos lisboetas:

Autocarro de Lisboa para a Costa da Caparica


Os autocarros da Carris Metropolitana para a Costa da Caparica partem de Sete Rios e da Praça Marquês de Pombal, em Lisboa. O 3710 parte de Sete Rios a cada 10, 15 ou 20 minutos, sete dias por semana. O 3709 parte do Marquês de Pombal, mas apenas nos dias úteis e só cerca de meia dúzia de vezes ao dia. Ambos terminam no mesmo local na Costa da Caparica, junto à Torre das Argolas na Praça Manuel Bernardes, perto do centro e a cerca de dez minutos a pé da praia. A viagem até à Costa da Caparica demora 55 minutos (partindo de Sete Rios ou do Marquês de Pombal).

NOTA: Brevemente (ainda sem data anunciada) haverá mais uma carreira a partir de Lisboa (do Cais do Sodré), a número 3708.

Autocarro de Cacilhas para a Costa da Caparica e Fonte da Telha


Do Cais do Sodré, apanhe o barco para Cacilhas, que demora menos de dez minutos, e de lá apanhe o autocarro 3011 da Carris Metropolitana que parte diariamente (incluindo fins de semana) mais ou menos de hora a hora. Demora cerca de 35 minutos a chegar à última paragem na Costa da Caparica, o terminal na Praça Manuel Bernardes, junto à Torre das Argolas. Para a Fonte da Telha ou as vizinhas Praia da Adiça e Praia 19, no extremo sul da Caparica, a partir de Cacilhas, há o autocarro 3012, demorando 50 minutos e partindo mais ou menos de hora a hora (ao meio da manhã há intervalos de duas horas). O terminal de autocarros em Cacilhas encontra-se à esquerda da saída da estação dos barcos. Os bilhetes podem ser comprados diretamente ao motorista ou nas bilheteiras.

DICA: Apanhar o autocarro em Cacilhas em vez de em Lisboa tem a vantagem de se evitar o trânsito intenso na ponte (dependendo da hora do dia), e pode-se ainda desfrutar de uma vista panorâmica de Lisboa durante a travessia de barco.


Terminal Rodoviário da Costa da Caparica


Os autocarros fazem algumas paragens na estrada principal da Costa da Caparica antes da última paragem, no terminal rodoviário. As primeiras paragens ficam mais próximas das praias mais concorridas do centro, de onde se pode ir a pé até à mais recomendada Praia de São João, na zona norte da cidade. As melhores praias (Praia da Rainha, Praia do Castelo e Praia da Cabana do Pescador) encontram-se a sul, a cerca de trinta a quarenta minutos a pé da estação, seguindo pelo passeio marítimo e depois caminhando ao longo da costa pela areia. Para evitar a caminhada, apanhe o comboio turístico (veja abaixo) ou um Uber. As praias mais trendy e desertas da zona sul (Praia da Morena, Praia da Sereia, Praia 19) já ficam afastadas do centro, pelo que a melhor alternativa é o Uber, o autocarro para a Fonte da Telha ou o comboio turístico Transpraia.


Comboio Turístico para as Praias da Costa da Caparica


Porque os autocarros terminam no centro da Costa da Caparica, a melhor opção para chegar às melhores praias a sul é o comboio turístico Transpraia (a não ser que prefira fazer uma longa caminhada pelo areal!). O comboio tem paragens nas principais praias, desde a Praia da Saúde até à Fonte da Telha. Para mais informações sobre este serviço, consulte o guia do comboio turístico Transpraia.

NOTA: Este comboio não se encontra em serviço.


Como ir de carro para a Costa da Caparica


O automóvel é, sem dúvida, o meio mais rápido e prático para chegar à Costa da Caparica e à Fonte da Telha. A partir de Lisboa, atravesse a Ponte 25 de Abril e siga para a A38 em direção à Caparica. Se quiser ir para as praias da zona sul (as mais recomendadas), vire à esquerda nos semáforos à entrada da Costa da Caparica, para a N377-2. As várias praias encontram-se sinalizadas ao longo da estrada. Se quiser ir diretamente para a Fonte da Telha, na A38 saia na saída 3 para a A33/Montijo/Charneca, e já na A33 apanhe a saída 5 em direção a Corroios/Vale Milhaços/Marisol e siga as indicações para a Fonte da Telha.
Para as praias do centro da Costa da Caparica, existem parques de estacionamento junto às praias de São João, do Norte, de Santo António e do CDS. As praias do sul têm quase todas parques de estacionamento. Na Fonte da Telha também há estacionamento junto à praia.