Praias Naturistas na Região de Lisboa

Praias oficiais ou onde naturismo é habitual ou tolerado

Existem quatro praias naturistas oficiais na região de Lisboa e outras quatro onde o naturismo é frequente ou tolerado. Todas elas se situam nas zonas mais remotas da região, mas ficam a menos de uma hora da capital. As oficiais localizam-se todas a sul.

  • Praia da Adiça
  • Praia da Adiça

    A Praia da Adiça, na Fonte da Telha, é, desde 2015, uma praia naturista oficial, embora fosse, desde há muito tempo, já um destino de quem gosta de banhos de sol sem roupa. É a última praia dos cerca de quinze quilómetros da Costa da Caparica, a sul de Lisboa e da comunidade piscatória da Fonte da Telha. Como outras nesta costa, é uma bela praia com areia branca e vegetação nas dunas. A norte da Fonte da Telha existe outra praia naturista, a Praia da Bela Vista (veja abaixo).

    Para mais informações, consulte o guia da Praia da Adiça.


  • Praia da Bela Vista
  • Praia da Bela Vista, praia naturista na Costa da Caparica

    Situada no extremo sul da Costa da Caparica, esta praia naturista oficial tem um belo cenário de dunas, que servem de abrigo nos dias mais ventosos. É vizinha da Praia 19, a “praia gay” de Lisboa, e fica a cerca de vinte e cinco minutos a pé da Fonte da Telha.

    Para mais informações, consulte o guia da Costa da Caparica.


  • Meco
  • Praia naturista do Meco

    Só é possível chegar de carro, por isso a Praia do Meco recebe poucos turistas e é frequentada principalmente por lisboetas e outros habitantes da região. Foi a primeira praia naturista de Portugal e tem um famoso bar-restaurante mesmo em frente ao mar. Os naturistas costumam ficar afastados do restaurante, a sul. É uma praia que se mantém selvagem e é perfeita para banhos de sol. Só não é muito recomendada para banhos no mar, pois as ondas e as correntes costumam ser fortes.

    Para mais informações, consulte o guia do Meco.


  • Rio da Prata
  • Praia naturista do Rio da Prata

    Localizada imediatamente a sul do Meco, a Rio da Prata é outra praia oficialmente naturista e é ainda mais selvagem. Aqui, alguns banhistas muitas vezes espalham argila na pele, pois acreditam que esta seja um hidratante e um protetor solar natural. Depois de secar na pele, a argila é removida com a ajuda das águas do mar.

    Para mais informações, consulte o guia da Praia do Rio da Prata.


  • Praia da Ursa
  • Praia da Ursa, Sintra

    É uma das mais belas praias de Portugal, mas o acesso não é fácil, pois é preciso descer uma íngreme falésia durante cerca de vinte minutos. Depois do esforço, é normal que muitos optem por se despir assim que chegam ao areal. A sua popularidade aumentou nos últimos anos, e muitos turistas aproveitam para a conhecer após uma visita ao Cabo da Roca. As autoridades locais começaram a desincentivar as visitas a esta praia devido ao difícil acesso e ao facto de não ter vigilância (foi até removida uma placa que a sinalizava). Ainda assim, a Federação Portuguesa de Naturismo recomenda-a como uma praia onde o naturismo é tolerado, e a sua beleza deslumbrante garante que se manterá no roteiro turístico.

    Para mais informações, consulte o guia da Praia da Ursa.


  • Praia da Aguda
  • Praia da Aguda, Sintra

    Esta praia selvagem encontra-se entre a pitoresca aldeia das Azenhas do Mar e a mais concorrida Praia do Magoito, em Sintra. Para lá chegar, pode-se descer uma escadaria no topo de uma falésia ou caminhar sobre as rochas e piscinas naturais a partir do Magoito. É frequentada principalmente por pescadores e habitantes da zona, nem todos eles naturistas, mas que toleram aqueles que optam por ficar tal como vieram ao mundo.

    Para mais informações, consulte o guia da Praia da Aguda.


  • Praia da Adraga
  • Praia da Adraga, Sintra

    A prática de naturismo é agora bastante rara nesta praia de Sintra, mas já foi comum no lado norte. Ainda assim, na maré baixa, é possível encontrar alguma privacidade atrás das rochas no areal, longe do restaurante que se encontra à entrada. Esta é uma das mais belas praias da região de Lisboa, e um destino bastante romântico para casais. Porém, se não gosta de multidões, evite-a ao fim-de-semana.

    Para mais informações, consulte o guia da Praia da Adraga.


  • Troia
  • Troia

    Troia não tem praias naturistas oficiais e nem sequer faz parte da lista de destinos onde o naturismo é tolerado. No entanto, dada a extensão do seu areal, existem zonas praticamente desertas onde o naturismo é comum, como, por exemplo, entre as praias da Troia-Galé e a Soltroia.

    Para mais informações, consulte o guia de Troia.