
A Praia da Aguda encontra-se sempre quase deserta. Esta imagem é de um dia mais concorrido em agosto.
A Praia da Aguda é uma praia selvagem, sem equipamentos de apoio e sem vigilância de nadadores-salvadores. O seu principal acesso é feito através de uma longa escadaria com cerca de 230 degraus, que desce uma escarpa. É frequentada principalmente por pescadores, naturistas e cães com os seus donos (em poucas praias portuguesas é permitida a presença de cães).

O acesso principal é por uma longa escadaria, mas este deve ser evitado devido à instabilidade das arribas.
A paisagem consiste de altas escarpas e piscinas naturais formadas pelas rochas cobertas de algas. Embora a Federação Portuguesa de Naturismo a tenha colocado na lista das praias de naturismo não oficiais devido ao seu isolamento, são poucos os que se despem completamente.

Piscinas naturais na Praia da Aguda
Em 2021, a Agência Portuguesa do Ambiente declarou esta praia como "praia de uso suspenso" devido à instabilidade das arribas, que podem causar quedas de blocos e deslizamentos. O acesso pela escadaria é considerado de risco elevado, mas muitos ignoram a sinalética. Vários degraus estão degradados e é pouco provável que venham a ser reparados, para desincentivar este acesso.

O topo da escadaria para a Praia da Aguda
Muitos dos que não usam a escadaria, chegam pela vizinha Praia do Magoito, caminhando sobre as rochas. Os que ignoram os avisos jamais devem optar por procurar a sombra das arribas. Uma distância de segurança deve ser mantida, mas esta é muitas vezes impossível, considerando que, sobretudo durante a maré alta, o areal é muito estreito.

A parte sul da Praia da Aguda
Perfeita para: Naturismo
Vigiada: Não
WC: Não
Duches: Não
Aluguer de Chapéus: Não
Bar ou Restaurante: Não
Acessível: Não
Estacionamento: Sim
Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro
Como Chegar à Praia da Aguda

Indicação para a Praia da Aguda junto à estrada que vem das Azenhas do Mar
De carro: De Lisboa, o caminho mais direto é pela IC19 em direção a Sintra e de seguida pela A16 em direção a Sintra centro/Mafra/Ericeira. Na A16 deve sair na saída 8 para Sintra centro/Colares e depois seguir as indicações para o Magoito/Praia da Aguda. Há um parque de estacionamento junto à escadaria de acesso à praia.
De transportes públicos: Para chegar à Praia da Aguda de transportes públicos a partir de Lisboa, terá de apanhar o comboio da linha de Sintra até à estação da Portela de Sintra e aí fazer ligação para o autocarro 441 da Scotturb. Saia na paragem na aldeia das Azenhas do Mar e caminhe pela estrada acima até à Aguda (verá sinalização a indicar a direção). Cerca de 15 minutos depois chegará à escadaria que dá acesso à praia. No entanto, como referido acima, este é um acesso restrito, por isso deve seguir até à Praia do Magoito e caminhar de lá.

Parque de estacionamento da Praia da Aguda
Atrações Próximas da Praia da Aguda
Além da pitoresca aldeia das Azenhas do Mar, pode visitar a Praia do Magoito, uma praia situada a norte (na maré baixa, basta caminhar sobre as rochas da Aguda, e chegará lá em cerca de 15 minutos).
Onde Ficar na Praia da Aguda

Outpost - Casa das Arribas
Uma casa construída na falésia acima da Praia da Aguda na década de 1940, para uma família abastada, encontra-se hoje dividida em sete apartamentos. Desenhada por Raul Lino, um dos principais arquitetos de Portugal na época, foi totalmente reabilitada mas manteve a traça original. Agora propriedade de um alemão, os apartamentos abrem para um jardim e têm vista para o mar. Os hóspedes têm acesso à piscina exterior e aos campos de ténis e basquetebol.