Praia da Adiça

Guia da praia naturista com uma bela paisagem protegida

Praia da Adiça, Costa da Caparica

A sul da Praia da Adiça a costa é completamente deserta.

Também conhecida como Praia da NATO, por se localizar perto de uma base da organização intergovernamental, a Adiça é oficialmente uma praia naturista desde 2015. Fica na Fonte da Telha, a pequena comunidade piscatória a sul da Costa da Caparica, e tem uma extensão de cerca de 1,5 quilómetros.

Praia naturista da Adiça

A Praia da Adiça situa-se numa zona protegida.

Por ser uma praia ainda relativamente desconhecida e afastada dos centros urbanos, oferece bastante espaço e tranquilidade, embora tenha crescido em popularidade nos últimos anos. Nos meses de julho e agosto, quando a vizinha Fonte da Telha fica cheia, muitos caminham para sul, ficando pela parte norte desta praia. A bela paisagem envolvente é enquadrada por falésias douradas, um pinhal, dunas e o Cabo Espichel ao longe.

Praia da Adiça

A Praia da Adiça tem vindo a ser descoberta nos últimos anos.

O mar aqui costuma ser um pouco mais agitado do que nas praias da Costa da Caparica, mas é perfeito para refrescantes mergulhos nos dias de maior calor. No entanto, é preciso mergulhar com cuidado, pois não há supervisão de nadadores-salvadores. Também por isso, esta não é a praia ideal para crianças. Note também que, como praia naturista, deve ser evitada por quem não se sente confortável com nudez. Ninguém é obrigado a despir o fato de banho, mas a designação de praia naturista deve ser respeitada.

Praia da Adiça ou Praia da NATO

A Praia da Adiça também é conhecida como Praia da NATO.

Por ser uma praia selvagem, não existem bares, restaurantes ou quaisquer equipamentos de apoio. Por isso, deverá trazer água e comida, caso contrário terá de caminhar até aos bares e restaurantes da Fonte da Telha, a cerca de quinze a trinta minutos de distância.

Perfeita para: Naturistas, Casais
Vigiada: Não
WC: Não
Duches: Não
Aluguer de Chapéus: Não
Bar ou Restaurante: Não
Acessível: Não
Estacionamento: Perto
Como chegar a partir de Lisboa: Autocarro+Comboio Turístico; Autocarro+Uber; Barco para Cacilhas+Autocarro

Como Ir Para a Praia da Adiça


Trilho para a Praia da Adiça

Vários trilhos vão dar à Praia da Adiça.

De carro: A melhor forma de chegar à Praia da Adiça é de carro, uma vez que não existe transporte público direto. A partir de Lisboa, a viagem demora cerca de trinta minutos. Atravesse a Ponte 25 de Abril e saia para a A38 em direção à Caparica. Depois apanhe a saída 3 para a A33/Montijo/Charneca, e já na A33 saia na saída 5 em direção a Corroios/Vale Milhaços/Marisol e siga as indicações para a Fonte da Telha. Ao chegar à Fonte da Telha, siga pela estrada de terra batida para sul até chegar ao final. Existem várias bolsas de estacionamento ao longo desta estrada, mas note que nos meses de julho e agosto é difícil encontrar lugar, por isso tente chegar cedo. No verão é também frequente haver muito trânsito à saída da praia, ao fim do dia.
Para evitar o trânsito e as dificuldades de estacionamento, muitos optam por, ao invés de descer para a Fonte da Telha, seguir pela estrada de acesso à base da NATO e deixar o carro na mata, à sombra dos pinheiros. Daí tem de se descer um trilho pela Mata dos Medos desde o topo das falésias até à praia, durante cerca de quinze minutos (há vistas deslumbrantes pelo caminho!). Embora esta opção evite o trânsito e vá diretamente para as partes mais tranquilas da praia, ao centro e sul, é preciso encontrar o trilho, que não está sinalizado, e ao fim do dia há que subir esse mesmo trilho, o que requer algum esforço.

De transportes públicos: De Lisboa não existem transportes públicos diretos para a Praia da Adiça ou Fonte da Telha. Uma das opções envolve apanhar o autocarro para a Costa da Caparica (o 161 da TST) e aí apanhar um Uber ou o comboio turístico Transpraia até à Fonte da Telha e fazer o resto do percurso a pé. Outra opção a partir de Lisboa é apanhar o barco no Cais de Sodré até Cacilhas e depois o autocarro 127 da TST de Cacilhas até à Fonte da Telha. Este autocarro parte mais ou menos uma vez por hora e faz várias paragens pelo caminho, chegando à Fonte da Telha em cerca de 45 minutos. A caminhada da Fonte da Telha até à Praia da Adiça demora cerca de quinze minutos, mas se quiser mais tranquilidade deverá continuar a caminhar por mais dez ou vinte minutos até à extremidade sul da praia, onde se sentirá realmente longe da civilização. Se vier de transportes públicos a partir de Lisboa poderá demorar até cerca de noventa minutos a chegar à Praia da Adiça.

Praia nudista da Adiça

A Praia da Adiça começa onde termina o estacionamento da Fonte da Telha.


Outras Praias Próximas da Praia da Adiça


Existem outras praias naturistas bem próximas da Adiça. Para norte, a uma distância de trinta minutos a pé pela praia, situam-se a Praia 19 e a Praia da Bela Vista. A primeira é conhecida como a “praia gay”, enquanto a segunda foi uma das primeiras praias naturistas de Portugal e tem a vantagem de ter um restaurante. Continuando a caminhar à beira-mar, chega-se às restantes praias da Costa da Caparica, muitas delas com bares da moda e todas com ambientes diferentes.
Se optar por caminhar para sul a partir da Praia da Adiça, chegará à praia da Lagoa de Albufeira em cerca de uma hora, e à famosa praia naturista do Meco, um pouco mais a sul.


Onde Ficar Perto da Praia da Adiça


Aroeira Lisbon Hotel - Sea & Golf Resort

Aroeira Lisbon Hotel - Sea & Golf Resort

O hotel mais próximo da Praia da Adiça situa-se a cerca de dez minutos de carro. Também não é impossível chegar à praia a pé a partir daqui, mas demora-se cerca de uma hora e as estradas não são as mais convidativas para caminhadas. Por isso, o melhor é aproveitar o serviço de transporte gratuito do hotel no verão, que deixa os hóspedes na Fonte da Telha, de onde se pode caminhar junto ao mar até à Praia da Adiça. Este é um hotel contemporâneo, rodeado de pinheiros e construído com materiais naturais. Oferece quartos espaçosos com varandas, uma piscina exterior e um restaurante.

Disponibilidade e Preços

Fonte da Telha Beach Hostel

Fonte da Telha Beach Hostel

Este hostel é uma excelente opção económica e tem uma localização perfeita, mesmo acima da praia da Fonte da Telha e a uma curta distância a pé da Praia da Adiça. Possui dormitórios mistos e um quarto duplo com WC partilhado. Também se partilha uma cozinha e um lounge.

Disponibilidade e Preços