Praias na Arrábida

Guia turístico das belas praias do Parque Natural da Arrábida

A Praia dos Galapinhos no Parque Natural da Arrábida

A Praia dos Galapinhos no Parque Natural da Arrábida

A costa da Serra da Arrábida, localizada a sul de Lisboa, no concelho de Setúbal, tem praias magníficas, algumas delas entre as mais belas de Portugal. Fazem parte do paraíso que é o Parque Natural da Arrábida, uma zona protegida que chegou a ser um segredo bem guardado. As suas águas calmas e cristalinas, com a vegetação do parque como pano de fundo, são agora um dos destinos preferidos dos lisboetas. Nos últimos anos, o trânsito e os lugares de estacionamento foram restritos por questões de segurança e para evitar multidões (para mais informações sobre como chegar e estacionamento, veja abaixo).

Convento da Arrábida

O convento do século XVI na Serra da Arrábida

Entre 1542 e 1834, o parque foi habitado por monges franciscanos, que viviam em reclusão num convento branco, construído nos íngremes montes da serra. Junto à costa, encontra-se um cenário verdejante encantador e um pequeno porto, o Portinho da Arrábida, que tem alguns restaurantes de peixe fresco e marisco. Continuando a pé para leste, chega-se à Praia do Creiro, uma praia de areia branca e mar azul-turquesa. Aqui é possível subir a pé pela estrada para outras três belas praias -- a Praia dos Coelhos, a Praia dos Galapinhos e a Praia dos Galapos.

Portinho da Arrábida

O pitoresco Portinho da Arrábida

Se gosta de caminhadas pela natureza, aventure-se pelo Parque Natural da Arrábida antes ou depois da praia. Esta é uma paisagem com características excepcionais, de uma riqueza florística única no mundo, com vegetação mediterrânica junto ao Atlântico, que originou no fundo do mar há cerca de 180 milhões de anos. O parque é também um dos melhores lugares para geólogos estudarem as três principais fases da evolução do planeta e as suas placas tectónicas. Por esta razão, muitos acreditam que devia ser considerado Património Mundial pela UNESCO. O parque estende-se por 35 quilómetros e a serra atinge uma altura de 501 metros. Forma uma espécie de anfiteatro natural sobre o mar -- há vistas deslumbrantes da estrada sinuosa que o atravessa.
Entre o parque de estacionamento e o areal da Praia do Creiro encontram-se ruínas romanas do século I dC. Descobertas em 1987, são o que resta de uma fábrica de salgas de peixe.
Quer escolha Lisboa, Sesimbra ou Setúbal para ficar alojado, um passeio ao Parque Natural da Arrábida e às suas praias é uma experiência que não vai querer perder!


As Praias da Arrábida


  • Praia do Creiro
  • Praia do Creiro, Arrábida

    Situada junto ao pitoresco Portinho da Arrábida e às ruínas de uma fábrica romana de salgas de peixe, a Praia do Creiro é a praia mais conhecida da Arrábida e a mais frequentada pelos lisboetas, pois possui um amplo e conveniente parque de estacionamento.

    Perfeita para: Banhos, Casais, Famílias, Redes Sociais
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Não
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Não
    Estacionamento: Sim
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro

    Para mais informações, consulte o guia da Praia do Creiro.


  • Praia dos Coelhos
  • Praia dos Coelhos, Arrábida

    Por não ser propriamente fácil de encontrar, esta praia selvagem foi até há pouco tempo um segredo bem guardado. É uma baía idílica cujo acesso é feito por um trilho não sinalizado pela vegetação, levando cerca de dez minutos até ao areal. Não tem equipamentos de apoio, por isso não se esqueça de levar água e comida.

    Perfeita para: Banhos, Casais, Redes Sociais
    Vigiada: Não
    WC: Não
    Duches: Não
    Aluguer de Chapéus: Não
    Bar ou Restaurante: Não
    Acessível: Não
    Estacionamento: Não
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro

    Para mais informações, consulte o guia da Praia dos Coelhos.


  • Praia dos Galapos
  • Praia dos Galapos, Arrábida

    Dado o seu fácil acesso, esta é uma das praias mais procuradas do Parque Natural da Arrábida, a seguir à Praia do Creiro. É uma belíssima praia de águas calmas e transparentes e, no verão, o areal é preenchido principalmente por colmos e espreguiçadeiras para alugar.

    Perfeita para: Banhos, Casais, Redes Sociais
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Não
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Não
    Estacionamento: Não
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro

    Para mais informações, consulte o guia da Praia dos Galapos.


  • Praia dos Galapinhos
  • Praia dos Galapinhos, Arrábida

    foi considerada a praia mais bonita da Europa, graças às suas águas cristalinas e à magnífica paisagem verdejante. O seu acesso pode ser feito a partir da estrada, por um trilho entre a vegetação, ou caminhando sobre as rochas desde a Praia dos Galapos. É maior e um pouco mais calma que a praia vizinha.

    Perfeita para: Banhos, Casais, Famílias, Redes Sociais
    Vigiada: Sim
    WC: Não
    Duches: Não
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Não
    Estacionamento: Não
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro

    Para mais informações, consulte o guia da Praia dos Galapinhos.


  • Praia da Figueirinha
  • Praia da Figueirinha, Arrábida

    Esta é a maior praia da Arrábida e, por ser a mais fácil de alcançar através de transportes públicos a partir de Setúbal, fica frequentemente lotada. Poucos turistas vêm até aqui, mas as águas são calmas e com pouca profundidade, perfeita para banhos e para as crianças brincarem.

    Perfeita para: Banhos, Famílias
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Sim
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Sim
    Estacionamento: Sim
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro

    Para mais informações, consulte o guia da Praia da Figueirinha.


  • Praia de Albarquel
  • Praia de Albarquel, Arrábida

    A Praia de Albarquel é a praia mais urbana da Arrábida, visto ser a mais próxima da cidade de Setúbal. Situa-se no limite do parque natural, com uma boa vista da vegetação envolvente e da península de Troia. É frequentada principalmente pelos setubalenses.

    Perfeita para: Banhos, Famílias
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Sim
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Não
    Estacionamento: Sim
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro

    Para mais informações, consulte o guia da Praia de Albarquel.


Praias de Sesimbra

As águas calmas e cristalinas das praias de Sesimbra ficam a uma curta distância da Arrábida. Para os guias completos dessas praias, clique aqui: Praias de Sesimbra


Como Chegar às Praias da Arrábida


De carro: O automóvel é a opção mais conveniente para chegar às praias da Arrábida. O Parque Natural da Arrábida fica a menos de uma hora do centro de Lisboa, seguindo na direção de Setúbal, após atravessar a Ponte 25 de Abril. Os carros não são permitidos nas praias entre os meses de junho e setembro (geralmente de 15 de junho a 15 de setembro) para evitar engarrafamentos e limitar o número de pessoas nesta área protegida. Por isso há que deixar o carro num dos dois estacionamentos disponíveis -- um encontra-se mesmo antes de chegar à praia da Figueirinha, junto à fábrica da Secil, e o outro situa-se na Praia do Creiro. O autocarro 722 da TST liga o parque de estacionamento da fábrica da Secil às praias.

De transportes públicos: As praias da Arrábida não têm transporte público direto de Lisboa. É preciso ir de comboio ou autocarro para Setúbal e depois apanhar um ou dois autocarros, dependendo da praia que pretende visitar. Os autocarros que partem de Setúbal só vão até à Praia da Figueirinha, pelo que para as outras praias acima mencionadas terá de apanhar um segundo autocarro a partir da Figueirinha. Mais detalhes abaixo:

Comboio de Lisboa para Setúbal: O comboio da Fertagus parte uma vez por hora da estação Roma-Areeiro em Lisboa (que tem ligação com a linha verde do Metro) e pára em três outras estações da capital antes de seguir para os subúrbios e terminar em Setúbal. As outras estações em Lisboa são Entrecampos (com ligação à estação de Metro do mesmo nome, na linha amarela), Sete Rios (com ligação à estação “Jardim Zoológico” da linha azul do Metro) e Campolide (sem ligação ao Metro). A viagem até Setúbal tem uma duração de 58 minutos.

Autocarro de Lisboa para Setúbal: Se optar pelo autocarro, existem dois serviços, ambos operados pela TST -- o número 561 com partidas a cada 60 ou 90 minutos de Sete Rios, e o 562 com partidas mais frequentes (a cada 30 ou 60 minutos, dependendo da hora do dia) da Gare do Oriente. O 561 atravessa a Ponte 25 de Abril e demora cerca de uma hora, enquanto o 562 atravessa a Ponte Vasco da Gama e demora cerca de 45 minutos.

Autocarro de Setúbal para a Praia da Figueirinha: O serviço sazonal de autocarro que vai de Setúbal até à Praia da Figueirinha opera entre meados de junho e meados de setembro. É o número 723 da TST e parte da estação rodoviária de Setúbal a cada quinze minutos (se vier de autocarro desde Lisboa, esta estação é a última paragem). Faz algumas paragens na cidade, chegando à Praia da Figueirinha em 25 minutos. Se chegar a Setúbal de comboio, terá de caminhar por cerca de dez minutos até ao terminal rodoviário. Este situa-se na Avenida 5 de Outubro, 44. Para lá chegar, saia da estação de comboios para a esquerda, desça a Estrada dos Ciprestes (que passa a ser Avenida Manuel Maria Portela, depois da rotunda) e continue até ao final da avenida, que fica na Praça do Quebedo, onde terá de virar à direita para a Avenida 5 de Outubro.

Autocarro da Praia da Figueirinha para as outras praias da Arrábida: Na Praia da Figueirinha, pode apanhar o autocarro 722 para continuar para as outras praias. Este é também um serviço sazonal da TST (a operar entre meados de Junho e meados de Setembro), que parte do parque de estacionamento da fábrica Secil a cada 15 minutos (das 8h30 às 19h15), com paragem na Praia da Figueirinha, depois na Praia dos Galapos e na Praia dos Galapinhos (deve sair aqui para a Praia dos Coelhos), antes de terminar na Praia do Creiro.


Onde Ficar na Arrábida


O Parque Natural da Arrábida é uma área protegida, pelo que não é permitida a construção de hotéis junto às praias. Deixamos aqui as melhores opções de alojamento nos arredores, se pretender passar mais do que um dia nas praias da região:

Hotel Casa Palmela, Arrábida

Hotel Casa Palmela

O único hotel na Arrábida é a escolha perfeita para quem quer acordar na natureza em vez de no centro da cidade. Oferece um serviço excepcional e dispõe de piscina exterior, restaurante, e diferentes tipos de quartos e suites, alguns deles com varanda.

Disponibilidade e Preços

Rio Art Hotel, Setúbal

Rio Art Hotel

Localizado no centro de Setúbal, em plena Avenida Luísa Todi, este hotel possui uma boa relação qualidade-preço e é uma excelente opção para quem estiver dependente de transportes públicos. Os quartos luminosos e coloridos são espaçosos e têm varandas.

Disponibilidade e Preços

RM The Experience, Setúbal

RM The Experience

Com uma localização central em Setúbal, onde pode apanhar o autocarro para as praias da Arrábida ou o catamarã para Troia, esta propriedade ocupa um edifício cuidadosamente renovado. Oferece quartos confortáveis ​em estilo contemporâneo e romântico.

Disponibilidade e Preços

YMCA Camp Alambre Bungalows

YMCA Camp Alambre Bungalows

Para ficar mesmo entre a natureza, escolha estes bungalows a cerca de 10 minutos de carro das praias da Arrábida. Possuem casa de banho privativa e cozinha equipada, sendo que os menores têm capacidade para duas pessoas e os maiores para quatro.

Disponibilidade e Preços


Mapa das Praias da Arrábida


Este mapa indica a localização de cada praia da Arrábida. Recomenda-se que deixe o carro no parque de estacionamento da Praia do Creiro e vá a pé até às três primeiras praias a leste (Coelhos, Galapinhos e Galapos).

Mapa das praias da Arrábida