
A Praia da Ursa em Sintra é a praia mais ocidental da Europa
Sintra é mais conhecida pelos seus palácios de contos de fadas, mas a sua costa, na zona protegida do Parque Natural Sintra-Cascais, tem também praias extraordinárias. Ao contrário de Cascais, cujas praias estão viradas a sul, a costa de Sintra está virada a oeste, pelo que as suas praias tendem a ser mais ventosas e a temperatura média da água não costuma ir muito além dos 15 graus. No entanto, são águas muito limpas e com boas ondas para a prática de surf.
A atração principal das praias de Sintra acaba por ser o cenário natural e imponente, formado por altas falésias, rochedos escarpados e pequenas enseadas. Os melhores exemplos são as impressionantes praias da Ursa e da Adraga, que se mantêm selvagens, graças aos seus acessos mais difíceis.
Quem quiser ficar a conhecer a beleza da costa de Sintra antes de uma visita, deve ver o videoclipe do single “Amazing”, interpretado por Inna, que é um autêntico vídeo promocional da região.
Praias em Sintra
- Praia da Adraga
- Praia da Ursa
- Praia das Maçãs
- Praia Grande
- Praia das Azenhas do Mar
- Praia da Aguda
- Praia do Magoito

Esta bela praia encontra-se escondida entre altas falésias, e a sua beleza selvagem deu-lhe lugar em listas das melhores praias da Europa. Não é de fácil acesso para quem não tem carro, por isso atrai poucos turistas e o número crescente de visitantes chega de Sintra e Lisboa. Muitos vêm aqui apenas para provar as especialidades do restaurante à entrada da praia, com vista para o mar. Outros apanham banhos de sol, rodeados de formações rochosas escuras, ou exploram as pequenas grutas durante a maré baixa.
Perfeita para: Casais, Redes Sociais
Vigiada: Sim
WC: Sim
Duches: Sim
Aluguer de Chapéus: Não
Bar ou Restaurante: Sim
Acessível: Sim
Estacionamento: Sim
Como chegar a partir de Lisboa: Carro
Para mais informações, consulte o guia da Praia da Adraga.

A praia mais ocidental da Europa é também uma das mais belas de Portugal. As vistas deslumbrantes das suas falésias colossais, assim como o ambiente selvagem são a recompensa pela difícil descida até ao areal. Já foi um segredo bem guardado, mas tem crescido em popularidade nos últimos anos, devido à partilha de fotografias nas redes sociais. Muitos turistas que visitam o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental, aventuram-se agora a descer a falésia até à praia. Infelizmente, o mar costuma estar demasiado agitado para mergulhos, mas a maioria dos visitantes passa o tempo a tirar fotografias e a admirar a vista enquanto relaxa ao sol, com ou sem roupa (aqui o naturismo é habitual).
Perfeita para: Casais, Naturistas, Redes Sociais
Vigiada: Não
WC: Não
Duches: Não
Aluguer de Chapéus: Não
Bar ou Restaurante: Não
Acessível: Não
Estacionamento: Perto
Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro
Para mais informações, consulte o guia da Praia da Ursa.

A praia preferida das famílias da região atrai igualmente turistas, uma vez que está ligada ao centro de Sintra por um encantador elétrico turístico do início do século XX. Tem vários restaurantes e um parque infantil, por isso é o destino perfeito para as famílias com crianças durante todo o ano. Ao lado da praia existem ainda duas piscinas de água salgada muito concorridas nos dias de verão.
Perfeita para: Famílias
Vigiada: Sim
WC: Sim
Duches: Sim
Aluguer de Chapéus: Sim
Bar ou Restaurante: Sim
Acessível: Sim
Estacionamento: Sim
Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro ou Comboio+Elétrico
Para mais informações, consulte o guia da Praia das Maçãs.

Como o nome indica, esta é uma praia de grandes dimensões. É a maior praia de Sintra, com cerca de dois quilómetros de extensão. Conhecida pela sua enorme piscina de água salgada e pelo surf e bodyboard, já foi palco de várias competições europeias de surf e campeonatos mundiais de bodyboard. Por isso, atrai um público jovem e atleta, além das famílias de Sintra. Aparentemente, foi também um lugar concorrido na pré-história -- dezenas de pegadas de dinossauros, com cerca de 170 milhões de anos, podem ser observadas nas falésias.
Perfeita para: Surf
Vigiada: Sim
WC: Sim
Duches: Sim
Aluguer de Chapéus: Sim
Bar ou Restaurante: Sim
Acessível: Sim
Estacionamento: Sim
Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro
Para mais informações, consulte o guia da Praia Grande.

Esta pequena praia situa-se numa das aldeias mais pitorescas de Portugal, bem perto de Sintra. O casario construído nas arribas em direção ao mar é muito fotografado. A praia é muito pequena e praticamente desaparece na maré alta. Por isso, quem quer estender a toalha na areia e descansar ao sol, terá de ir na maré baixa. No entanto, qualquer altura do dia é boa para apreciar a vista e para uma refeição no restaurante que muitos dizem servir o melhor peixe da região. Entre o restaurante e o areal encontra-se uma piscina oceânica.
Perfeita para: Redes Sociais
Vigiada: Sim
WC: Não
Duches: Não
Aluguer de Chapéus: Não
Bar ou Restaurante: Sim
Acessível: Não
Estacionamento: Sim
Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro
Para mais informações, consulte o guia da Praia das Azenhas do Mar.

A uma curta distância a pé da estrada das Azenhas do Mar encontra-se esta praia selvagem, alcançada através de uma longa escadaria no topo de uma falésia. É frequentada apenas por alguns locais e pescadores e, por isso, o relativo isolamento tornou-a numa praia naturista não oficial. Costumam-se formar piscinas naturais entre as rochas e é muito tranquila, podendo-se ficar a relaxar com apenas o barulho das ondas.
Perfeita para: Naturismo
Vigiada: Não
WC: Não
Duches: Não
Aluguer de Chapéus: Não
Bar ou Restaurante: Não
Acessível: Não
Estacionamento: Sim
Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro
Para mais informações, consulte o guia da Praia da Aguda.

Se caminhar pelas rochas para norte da Praia da Aguda, chegará à mais concorrida Praia do Magoito. Aqui os turistas são raros, sendo frequentada quase exclusivamente pelas famílias de Sintra e surfistas locais. É também muito visitada fora da época balnear, seja para ver o mar, molhar os pés nas águas ricas em iodo ou jantar no restaurante com vista sobre a praia. Aqui encontra-se também uma duna fóssil formada pela acumulação de areia gerada pelo mar e pelo vento, estando classificada como geomonumento.
Perfeita para: Surf
Vigiada: Sim
WC: Sim
Duches: Sim
Aluguer de Chapéus: Não
Bar ou Restaurante: Sim
Acessível: Sim
Estacionamento: Sim
Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro
Para mais informações, consulte o guia da Praia do Magoito.
Como Chegar às Praias de Sintra
De carro: A melhor forma de chegar às praias de Sintra é de automóvel. Como a maioria destas praias são pouco frequentadas, não é difícil encontrar estacionamento. Para saber como chegar a cada uma delas, consulte os nossos guias de cada praia.
De transportes públicos: Não é impossível chegar às praias desta costa de transportes públicos, mas para algumas requer algum planeamento. A partir de Lisboa é preciso apanhar um comboio, depois um autocarro e, em alguns casos, ainda envolve uma pequena caminhada. Para saber a melhor forma de chegar a cada uma delas, consulte os nossos guias de cada praia.
Se adquirir o Lisboa Card, pode viajar no comboio gratuitamente.
Onde Ficar Perto das Praias de Sintra

Charm Nature
Se quiser passar um ou mais dias na deslumbrante Praia da Ursa, este hotel romântico, situado a cerca de cinco minutos de carro ou trinta minutos a pé, é a escolha ideal. Para além de uma vista magnífica do pôr-do-sol no mar, dispõe de piscina e diferentes opções de alojamento -- quartos duplos, apartamento com um quarto e terraço, ou até uma casa móvel.

Arribas Sintra Hotel
A grande piscina de água salgada, uma das maiores da Europa, é a principal atração deste hotel. Localizado na Praia Grande, os seus cinquenta e nove quartos oferecem vista sobre o mar. As instalações incluem ainda um restaurante. Costuma ficar esgotado logo no início do verão, por isso deve ser reservado com bastante antecedência.

Outpost - Casa das Arribas
Com uma localização perfeita, mesmo acima da Praia da Aguda e a poucos passos das Azenhas do Mar, esta é uma propriedade construída na década de 1940 para uma família abastada e projetada por Raul Lino, um dos arquitetos mais influentes na época em Portugal. O edifício todo pintado de branco foi totalmente remodelado e agora apresenta um interior contemporâneo, respeitando a arquitetura original. Divide-se em sete apartamentos de um e dois quartos. Dispõe de piscina exterior e um campo de ténis.

Hotel Oceano
Este hotel parece ter ficado parado na década de 1980, mas é uma boa opção para quem procura alojamento mais económico. Convenientemente localizado na Praia das Maçãs, aqui pode acordar com vista para o Atlântico (recomendamos o quarto com vista frontal para o mar), estando também próximo da Praia Grande e das Azenhas do Mar.