Mapa das Praias de Lisboa


Mapa das Praias da Região de Lisboa

Como se pode verificar no mapa acima, as praias mais próximas do centro de Lisboa são as da linha de Cascais, que estão ligadas à capital por comboios frequentes. Por esta razão, são as mais procuradas pelos turistas, sobretudo a Praia de Carcavelos e a Praia da Conceição. É possível caminhar da Praia da Conceição até à Praia da Azarujinha, seguindo o paredão. As praias da Rainha, da Ribeira e de Santa Marta encontram-se também a uma curta distância a pé da estação de comboios e de qualquer parte do centro de Cascais. A caminhada para a bela Praia do Guincho e sua vizinha Praia da Cresmina já será longa, por isso para essas será necessário carro, Uber ou autocarro. Em alternativa, pode alugar uma bicicleta e desfrutar do agradável passeio pela ciclovia junto ao mar.

A norte ficam as praias mais selvagens de Sintra, conhecidas pela sua beleza natural. Embora Sintra seja uma das vilas mais visitadas de Portugal, as suas praias atraem poucos turistas, pois o seu acesso não é muito fácil para quem não tem carro. São, por isso, frequentadas principalmente por quem vive nos arredores, com a exceção da Praia das Maçãs, que tem ligação direta com o centro de Sintra através de um encantador elétrico turístico. A Praia da Ursa fica junto ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa e um popular destino turístico. Embora faça parte de Sintra, é mais rápido chegar a esta praia de Cascais.

Os lisboetas preferem as praias a sul, especialmente a Costa da Caparica. A viagem de carro demora entre 20 a 30 minutos, mas de transportes públicos pode levar 40 minutos a uma hora, pelo que não é o destino mais procurado pelos turistas para um dia de praia. No entanto, é aqui que se situa a maior “praia gay” da Europa, a Praia 19, uma meca para os turistas gay. Fica perto da Fonte da Telha e da Praia da Adiça, uma popular praia naturista oficial.

A sul da Costa da Caparica encontram-se as praias de Sesimbra, que também têm crescido em popularidade, sobretudo a selvagem Praia do Ribeiro do Cavalo, depois das redes sociais terem revelado a deslumbrante paisagem que faz dela uma das mais belas praias de Portugal. Já a Praia do Meco é há muito um destino da moda e uma praia naturista oficial.

A leste fica o Parque Natural da Arrábida, onde se situam praias também consideradas das mais belas do país. A Praia do Creiro é a mais acessível, mas as praias dos Galapos e dos Galapinhos são as que mais impressionam. À distância avista-se a península de Troia, que já não faz parte da região de Lisboa (é o início da costa alentejana), mas que é um destino que vale muito a pena, partindo da capital.

Para saber como chegar a cada uma destas praias, e também onde dormir, consulte os guias de cada praia através dos links abaixo.


Use o mapa abaixo para encontrar hotéis aos melhores preços no centro de Lisboa e nas praias dos arredores.


Booking.com