As 10 Melhores Praias de Lisboa

Praias para banhos de sol ou no mar perto de Lisboa

O grande número de praias na região de Lisboa faz com que não seja fácil decidir onde passar um dia relaxante ao sol. A escolha irá sempre depender dos acessos (de carro ou de transportes públicos) e na experiência que deseja ter (apenas bronzear, surfar, etc.). Para facilitar a sua decisão, apresentamos aqui uma lista das melhores praias de Lisboa, tendo em consideração diversos fatores, entre eles, a acessibilidade, a beleza natural e a paisagem perfeita para partilhar nas redes sociais!

  • 1. Praia da Conceição
  • Praia da Conceição, Cascais

    É a praia mais próxima da estação de comboios de Cascais, mas são as suas águas calmas e a bela paisagem que atraem os turistas e os jovens que a frequentam. Com uma localização perfeita, mesmo ao lado do centro histórico de Cascais, a Praia da Conceição é onde começa o paredão de Cascais, um percurso de quase três quilómetros que termina na Praia da Azarujinha, passando por várias outras praias. Se procura momentos de tranquilidade à beira-mar e muito espaço para estender a toalha, esta não será a praia ideal para si, pois normalmente encontra-se lotada. No entanto, merece sempre uma visita e é um excelente ponto de partida para explorar as outras praias da costa mais próxima de Lisboa.

    Perfeita para: Banhos, Paddling, Passeios à beira-mar
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Sim
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Sim
    Estacionamento: Perto
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: 45 minutos
    Onde Ficar: The Albatroz Hotel

    Para mais informações, consulte o guia da Praia da Conceição.


  • 2. Praia de Carcavelos
  • Praia de Carcavelos

    Embora existam outras praias ainda mais perto do centro de Lisboa, esta é a primeira banhada já apenas pelo Atlântico. É também a maior e atualmente a mais procurada pelos jovens turistas, graças aos seus equipamentos desportivos que permitem surfar ou jogar voleibol ou futebol na areia. É igualmente uma praia bastante popular entre os locais, por isso está sempre cheia no verão, especialmente aos fins-de-semana. Durante a época balnear, possui serviços de massagens e tem sempre uma grande oferta de restauração.

    Perfeita para: Surf, Desportos de praia, Famílias
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Sim
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Sim
    Estacionamento: Sim
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: 35 minutos
    Onde Ficar: Riviera Hotel

    Para mais informações, consulte o guia da Praia de Carcavelos.


  • 3. Costa da Caparica
  • Costa da Caparica

    A Costa da Caparica é um extenso areal dividido em várias praias, algumas delas bastante movimentadas e com bares trendy, mas também há outras mais isoladas e que oferecem suficiente privacidade para os naturistas. Durante a época balnear existe um comboio turístico que liga o centro da Caparica às várias praias, passando por diversos bares e terminando na zona naturista e na “praia gay”, a Praia 19. Os bares mantêm-se abertos à noite, para cocktails ao som de DJs ao vivo. Surpreendentemente, ainda atrai poucos turistas, mas é a primeira escolha dos lisboetas para um dia (e noite) de praia.

    Perfeita para: Surf, Kitesurf, Animação Noturna, Naturismo
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Sim
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Sim
    Estacionamento: Sim
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro, Autocarro ou Barco+Autocarro
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: 20 minutos de carro e cerca de 1 hora de transportes públicos
    Onde Ficar: Tryp Lisboa Caparica Mar ou Aroeira Lisbon Hotel

    Para mais informações, consulte o guia da Costa da Caparica.


  • 4. Praia do Guincho
  • Praia do Guincho, Cascais

    Esta é uma das praias mais ventosas da região de Lisboa e, por isso, o paraíso para a prática de windsurf. É também uma das mais procuradas pelos surfistas. Se o vento não lhe causar incómodo, a Praia do Guincho merece uma visita, pois além de nunca ficar lotada, apresenta uma grande beleza natural. Faz parte do Parque Natural de Sintra-Cascais, sendo também famosa pelos seus restaurantes de marisco e pelas dunas douradas. Quem é fã do James Bond, já a terá visto no filme “007 - Ao Serviço de Sua Majestade”.

    Perfeita para: Surf, Windsurf, Gourmets
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Sim
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Não
    Estacionamento: Sim
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: Pouco mais de 1 hora
    Onde Ficar: Hotel Fortaleza do Guincho

    Para mais informações, consulte o guia da Praia do Guincho.


  • 5. Praia do Ribeiro do Cavalo
  • Praia do Ribeiro do Cavalo, Sesimbra

    Esta praia já foi um segredo bem guardado -- até porque o acesso não é propriamente fácil -- mas tem ganho popularidade nos últimos anos graças às fotografias de meter inveja nas redes sociais. É que aqui o cenário se parece mais com a Tailândia do que com a Europa. Devido ao difícil acesso, que envolve seguir um longo trilho, é frequentada maioritariamente por jovens, lisboetas e turistas, que procuram o melhor ângulo para as suas fotos. Considerada uma das mais belas praias de Portugal (é certamente a mais deslumbrante da região de Lisboa), a Praia do Ribeiro do Cavalo merece uma visita, pelo menos uma vez na vida.

    Perfeita para: Banhos, Casais, Amantes da Natureza, Redes Sociais
    Vigiada: Não
    WC: Não
    Duches: Não
    Aluguer de Chapéus: Não
    Bar ou Restaurante: Não
    Acessível: Não
    Estacionamento: Sim
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Autocarro e Caminhada
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: 50 minutos de carro seguidos de 20 minutos do trilho, ou 1h15m de autocarro mais 30 minutos a pé seguidos de 20 minutos do trilho
    Onde Ficar: Hotel do Mar

    Para mais informações, consulte o guia da Praia do Ribeiro do Cavalo.


  • 6. Praia do Creiro
  • Praia do Creiro Beach, Arrábida

    É a praia mais frequentada da costa mais bonita da região de Lisboa, a Arrábida, e se estivesse mais perto da cidade, seria onde todos iriam. As suas águas calmas e cristalinas e a paisagem envolvente transportam-nos para uma ilha no Oceano Índico, apesar da vegetação mediterrânica e da temperatura atlântica. Situa-se perto de outras três praias semelhantes, por isso é uma boa oportunidade para conhecer quatro praias paradisíacas num só dia e encher as suas redes sociais de imagens impressionantes.

    Perfeita para: Banhos, Casais, Famílias, Redes Sociais
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Não
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Não
    Estacionamento: Sim
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: Cerca de 1 hora de carro, ou entre 1h45m e 2 horas de transportes públicos (comboio e autocarro)
    Onde Ficar: Casa da Adôa

    Para mais informações, consulte o guia da Praia do Creiro.


  • 7. Praia dos Galapinhos
  • Praia dos Galapinhos, Arrábida

    A Praia dos Galapinhos já foi considerada a mais bonita da Europa, graças às suas águas calmas e cristalinas e à paisagem natural imaculada. As vistas são, de facto, de cortar a respiração! Nunca se encontra muito cheia, sendo por isso o destino ideal para um dia relaxante à beira-mar. É também uma das três praias facilmente acessíveis a partir da Praia do Creiro (ver acima), permitindo conhecer várias praias no mesmo dia.

    Perfeita para: Banhos, Casais, Famílias, Redes Sociais
    Vigiada: Sim
    WC: Não
    Duches: Não
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Não
    Estacionamento: Não
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: Tal como a Praia do Creiro acima, fica a cerca de 1 hora de carro, mas de transportes públicos a viagem demora entre 1h45m e 2 horas.
    Onde Ficar: Hotel Casa Palmela

    Para mais informações, consulte o guia da Praia dos Galapinhos.


  • 8. Praia da Ursa
  • Praia da Ursa, Sintra

    A praia mais ocidental da Europa situa-se a meio caminho entre Sintra e Cascais, bem perto do Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente europeu. O seu acesso requer algum cuidado, pois é preciso descer um trilho (de dificuldade média) pela falésia. Mas a sensação de aventura e o deslumbrante cenário natural que se encontra ao chegar ao areal, com os seus imponentes rochedos, tornam uma visita a esta praia uma das experiências mais memoráveis e gratificantes da região de Lisboa. É um lugar incrivelmente belo e romântico e, se o mar aqui não fosse tão feroz, esta seria provavelmente uma das praias favoritas dos lisboetas.

    Perfeita para: Casais, Naturistas, Redes Sociais
    Vigiada: Não
    WC: Não
    Duches: Não
    Aluguer de Chapéus: Não
    Bar ou Restaurante: Não
    Acessível: Não
    Estacionamento: Perto
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: 1h25m (40 minutos de comboio, seguidos de 25 minutos de autocarro e 20 minutos de caminhada)
    Onde Ficar:Charm Nature

    Para mais informações, consulte o guia da Praia da Ursa.


  • 9. Praia da Rainha
  • Praia da Rainha, Cascais

    Esta é a praia ideal para quem procura um cenário perfeito para o Instagram e de fácil acesso a Lisboa. Perfeitamente enquadrada pelas rochas e com vista para a marina de Cascais, é uma praia bastante pequena mas encantadora e de águas cristalinas. Depois de um dia ao sol, suba as escadas até ao largo com esplanadas e bancos onde poderá admirar a vista sobre a praia e tirar selfies com a bela paisagem como pano de fundo. A sua localização não podia ser melhor -- no centro pedonal de Cascais e a poucos passos da estação de comboios.

    Perfeita para: Banhos, Casais, Famílias, Redes Sociais
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Sim
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Não
    Estacionamento: Perto
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: 45 minutos
    Onde Ficar: Hotel Baia

    Para mais informações, consulte o guia da Praia da Rainha.


  • 10. Troia
  • Troia

    Embora Troia já não pertença oficialmente à região de Lisboa (aqui já estamos no Alentejo), é um belo destino para um dia de praia, partindo de Lisboa ou Setúbal. Trata-se de uma península com um magnífico e extenso areal, oferecendo muito espaço e tranquilidade. Aliás, este é o início da mais longa e ininterrupta extensão de areia em Portugal. A viagem também é memorável, pois é preciso apanhar um catamarã ou ferry com vista para o Parque Natural da Arrábida.

    Perfeita para: Casais, Famílias
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Não
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Não
    Estacionamento: Sim
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio e Ferry
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: 90 minutos (cerca de 1 hora de comboio, seguida de 15 minutos a pé para a estação de ferry mais 15 minutos de travessia de ferry)
    Onde Ficar: Troia Design Hotel ou Troia Residence

    Para mais informações, consulte o guia de Troia.


    OUTRAS 5 PRAIAS QUE MERECEM A SUA VISITA:

  • Praia da Adraga
  • Praia da Adraga, Sintra

    Uma das praias mais bonitas da região de Lisboa e, de acordo com o The Times, uma das mais belas da Europa, a Adraga é uma praia selvagem com grutas e rochas escuras que emergem do mar. Como não existe transporte público direto, é praticamente desconhecida dos turistas, mas a sua beleza natural começa a atrair um número cada vez maior de lisboetas. Nos dias mais calmos, é uma praia convidativa à prática de naturismo, uma vez que fica quase deserta, mas durante os fins de semana costuma encher.

    Perfeita para: Casais, Redes Sociais
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Sim
    Aluguer de Chapéus: Não
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Sim
    Estacionamento: Sim
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: 50 minutos
    Onde Ficar: Penha Longa Resort


    Para mais informações, consulte o guia da Praia da Adraga.


  • Praia do Tamariz
  • Praia do Tamariz, Estoril

    A Praia do Tamariz, situada a poucos minutos a pé do maior casino da Europa e com vista para o imponente Forte da Cruz, foi uma das praias portuguesas mais famosas no século XX, pois ilustrou muitos postais. Atualmente, continua a ser uma das mais populares, não só pela paisagem que a rodeia e pelas águas calmas, mas também pela grande oferta de alojamento nos arredores, pelos bares e pela localização ao lado da estação de comboios do Estoril.

    Perfeita para: Bebidas ao sol, Redes Sociais
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Sim
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Sim
    Estacionamento: Perto
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: 35 minutos
    Onde Ficar: Palácio Estoril Hotel


    Para mais informações, consulte o guia da Praia do Tamariz.


  • Praia Grande
  • Praia Grande, Sintra

    A Praia Grande é a maior praia da costa de Sintra. Nas suas altas arribas avistam-se pegadas de dinossauros muito bem preservadas, e é conhecida por ter uma das maiores piscinas de água salgada da Europa. A praia é frequentada maioritariamente por surfistas que, quando não estão a apanhar ondas, aproveitam para relaxar nos bares com vista para o oceano.

    Perfeita para: Surf
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Sim
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Sim
    Estacionamento: Sim
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio+Autocarro
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: Cerca de 1 hora e 15 minutos (37 minutos para o comboio e cerca de 35 minutos para o autocarro -- mas note que o autocarro é pouco frequente, por isso reserve algum tempo para a ligação)
    Onde Ficar: Arribas Sintra Hotel


    Para mais informações, consulte o guia da Praia Grande.


  • Meco
  • Meco

    A paisagem protegida, de falésias e pinhal, tem permitido que a praia do Meco mantenha o seu ambiente selvagem. É a praia naturista mais famosa de Portugal e uma das praias da moda da região de Lisboa, graças ao seu bar-restaurante que há décadas atrai boémios lisboetas (os mesmos que começaram a tendência naturista nos anos 80 do século XX). O mar raramente está calmo para banhos, mas as dunas e o ambiente descontraído são perfeitos para um dia ao sol.

    Perfeita para: Casais, Naturistas
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Sim
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Sim
    Estacionamento: Sim
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: 50 minutos
    Onde Ficar: Casal do Frade


    Para mais informações, consulte o guia do Meco.


  • Praia da Califórnia
  • Praia da Califórnia, Sesimbra

    O nome suscita alguma curiosidade, mas não tem nada a ver com o estado americano. Califórnia significa uma caverna profunda, e este lugar já tinha este nome antes da colonização dos Estados Unidos. Com falésias de um lado e o Forte de Santiago do outro, a Praia da Califórnia é uma das praias do centro da vila piscatória de Sesimbra. Dada a sua localização central, fica sempre lotada no verão, sobretudo por famílias sesimbrenses e lisboetas. É recomendada para quem prefere águas calmas e para apreciadores de peixe fresco, que se pode desfrutar numa das esplanadas viradas para o mar.

    Perfeita para: Banhos, Famílias, Apreciadores de Peixe e Marisco
    Vigiada: Sim
    WC: Sim
    Duches: Sim
    Aluguer de Chapéus: Sim
    Bar ou Restaurante: Sim
    Acessível: Sim
    Estacionamento: Sim
    Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Autocarro
    Tempo de viagem do centro de Lisboa: 1 hora e 15 minutos
    Onde Ficar: Sesimbra Hotel & Spa


    Para mais informações, consulte o guia da Praia da Califórnia.



Perguntas frequentes sobre as praias da região de Lisboa


A que distância de Lisboa ficam as praias?


A primeira verdadeira praia de areia é Caxias, que fica a apenas seis quilómetros de Belém, ou a catorze quilómetros do centro de Lisboa, e mistura as águas do rio Tejo com as do Atlântico. A primeira praia atlântica é Carcavelos, que fica a cerca de vinte quilómetros do centro e a doze quilómetros de Belém.
Caxias fica a cerca de vinte minutos de carro do centro de Lisboa e dezasseis minutos de comboio da estação do Cais do Sodré, ou a apenas oito minutos de comboio e dez minutos de carro de Belém. Carcavelos fica a cerca de trinta minutos de carro do centro de Lisboa ou a vinte e cinco minutos de comboio.
Para mais informações sobre as distâncias para as outras praias, consulte os nossos guias de cada uma delas.

Quando começa e termina a época balnear em Lisboa?


A época balnear oficial difere consoante a costa. Na costa de Cascais é de 1 de Maio a 15 de Outubro, na Caparica de 1 de Junho a 30 de Setembro e em Sintra e na Arrábida entre 15 de Junho e 15 de Setembro. No entanto, embora não existam nadadores-salvadores ou espreguiçadeiras para alugar fora da época balnear oficial, ainda é possível ter agradáveis ​​dias de praia em abril, maio, ou outubro, quando muitas vezes parece ser verão.
A época alta são os meses de julho e agosto, quando muitos portugueses de férias se juntam aos turistas estrangeiros. Se quiser fugir às multidões de julho e agosto, mas gosta de sol e temperaturas altas, a melhor altura é a segunda quinzena de junho e a primeira quinzena de setembro. Se puder, evite a praia ao fim-de-semana, quando toda a população lisboeta invade as costas da região.

Qual a melhor forma de chegar às praias de Lisboa?


De carro: O carro é a melhor opção para chegar às praias mais remotas da região, como as de Sintra ou da Arrábida. Para as praias da Costa da Caparica é também o mais recomendado, uma vez que para chegar às melhores (para sul) através de transportes públicos, envolve dois meios de transporte ou uma grande caminhada. Para Cascais poderá não ser a melhor opção, uma vez que o estacionamento aqui é bastante limitado e o trânsito pode ser caótico. Além disso, o comboio desta linha tem paragens próximas das praias principais.

De transportes públicos: Todas as praias da costa de Lisboa estão ligadas ao centro da cidade por transportes públicos, exceto as da Arrábida, que têm ligação de autocarro a partir de Setúbal. Para Cascais, apanhe o comboio suburbano no Cais do Sodré, para a Costa da Caparica existem várias opções de autocarro, e para as praias da costa de Sintra apanhe o comboio da linha de Sintra e depois um autocarro (fornecemos informação detalhada sobre o transporte nos guias de cada praia).
Tente ter sempre dinheiro trocado, pois algumas estações de comboio mais pequenas na linha de Cascais não têm guichês, apenas máquinas. Se tiver o Lisboa Card pode viajar gratuitamente nos comboios para Cascais, Sintra e Setúbal (o cartão só não é válido nos autocarros para as outras costas).