O mar é relativamente calmo durante o verão na Fonte da Telha
A Fonte da Telha é uma comunidade piscatória, situada na extremidade sul da Costa da Caparica. A sua praia tem uma bela paisagem de areia branca, dunas ricas em vegetação, uma imponente arriba, e diversos bares e restaurantes virados para o mar. É a última paragem do comboio turístico Transpraia, que pára um pouco antes da pequena povoação. Junto à estrada encontram-se cabanas de pescadores.
Longe dos bares, para norte e sul, a praia da Fonte da Telha é frequentada por naturistas.
Devido ao seu isolamento, começou por atrair naturistas, mas atualmente é um destino popular de todo o tipo de gente, desde famílias com crianças a grupos de jovens.
Caminhando para norte, encontra-se uma costa quase deserta.
A maioria concentra-se na parte central, próxima dos estacionamentos, da paragem dos autocarros e dos restaurantes, onde há colmos e espreguiçadeiras para alugar. Os naturistas escolhem a zona mais a norte, caminhando cerca de dez minutos pelo extenso areal, ou vão para a Praia da Adiça, uma praia naturista oficial, situada na extremidade sul da povoação.
A praia da Fonte da Telha costuma ficar cheia nos meses de julho e agosto.
Embora não seja propriamente um destino muito habitual para a prática de surf, foi aqui que o surfista português Tiago Pires (também conhecido por “Saca”) bateu o recorde mundial da maior aula de surf do mundo, em 2018, com 327 alunos.
O centro da praia tem bares e restaurantes com colmos e espreguiçadeiras.
Perfeita para: Casais, Naturistas, Surf
Vigiada: Sim
WC: Sim
Duches: Sim
Aluguer de Chapéus: Sim
Bar ou Restaurante: Sim
Acessível: Não
Estacionamento: Sim
Como chegar a partir de Lisboa: Autocarro+Comboio Turístico; Autocarro+Uber; Barco para Cacilhas+Autocarro
Como Chegar à Praia da Fonte da Telha
De carro: De Lisboa, atravesse a Ponte 25 de Abril e siga para a A38 em direção à Caparica. Depois apanhe a saída 3 para a A33/Montijo/Charneca, e já na A33 saia na saída 5 em direção a Corroios/Vale Milhaços/Marisol. Depois é só seguir as indicações para a Fonte da Telha. Existem várias bolsas de estacionamento ao longo da praia, mas note que nos fins de semana de verão não é fácil encontrar lugar.
De transportes públicos: A partir de Lisboa, atravesse o Tejo no barco que parte do Cais do Sodré para Cacilhas, e aí apanhe o autocarro 3012 da Carris Metropolitana para a Fonte da Telha. Parte a cada 60 minutos e a viagem dura 50 minutos.
Outra opção é um autocarro que parte de Lisboa para a Costa da Caparica, onde se pode apanhar o autocarro 3030 (ou um Uber) até à Fonte da Telha (o autocarro circula com intervalos de 60 minutos a duas horas).
Para uma viagem mais memorável, apanhe o comboio turístico Transpraia na Costa da Caparica e saia na última paragem, na Fonte da Telha.
Onde Ficar na Fonte da Telha
Fonte da Telha Beach Hostel
Não existem hotéis na Fonte da Telha, mas este hostel com terraço com vista sobre a praia é perfeito para quem procura uma opção mais económica perto do mar. Tem um quarto duplo com WC partilhado e dormitórios mistos, e ainda um lounge e cozinha partilhados.
Aroeira Lisbon Hotel - Sea & Golf Resort
Quem preferir um ambiente de resort perto da praia, deverá escolher este hotel situado a dois quilómetros da Fonte da Telha. Para ir até à praia e aos vizinhos campos de golfe, o hotel oferece transporte gratuito durante os meses de verão. Na praia, oferece ainda chapéus de sol e espreguiçadeiras no seu restaurante. No hotel, as instalações incluem uma piscina exterior, e é possível alugar bicicletas e participar em aulas de ioga.