As praias da região de Lisboa são um destino para surfistas durante o ano inteiro, com várias praias com boas ondas a menos de uma hora da capital. A costa mais popular para os turistas surfistas é a de Cascais, mas os locais preferem a de Sintra e a Costa da Caparica. Existem inúmeras escolas de surf em toda a região, assim como ondas para todos os níveis. A praia perfeita para si dependerá sempre do tempo, da ondulação e do quão experiente é. Eis os principais destinos para surfar em Lisboa:
- Carcavelos
- São Pedro do Estoril
- Guincho
- Praia da Cresmina
- Praia Grande
- Costa da Caparica
- Lagoa de Albufeira
- Praia do Magoito
- Ericeira
Carcavelos é a praia de surf mais próxima do centro de Lisboa e é possível ir de comboio, em menos de 30 minutos. É uma praia muito procurada no verão, mas as melhores ondas encontram-se entre setembro e maio, quando a temperatura do mar ronda os 14ºC. Tem sido palco de competições internacionais no final de setembro e início de outubro, e tem bares e restaurantes com preços razoáveis abertos durante todo o ano.
Há ainda escolas de surf onde se pode agendar aulas e alugar equipamento.
Quem deseja passar dias a surfar nesta praia pode ficar alojado no muito recomendado Nice Way Cascais Hostel & Surf Camp em Cascais, ou no Carcavelos Surf Hostel.
Para mais informações, consulte o guia de Carcavelos.
Esta foi uma das primeiras praias de surf em Portugal. Atualmente é uma das mais tranquilas da costa de Cascais, e embora a preferida dos surfistas nesta costa seja Carcavelos, São Pedro do Estoril pode também ser uma boa opção para surfar no outono e na primavera. É recomendada para todos os níveis, mas particularmente para os menos experientes, e pode ser perfeita na maré alta.
Para mais informações, consulte o guia da Praia de São Pedro do Estoril.
A Praia do Guincho é conhecida por ser ventosa e é, por isso, perfeita para windsurf, tendo até já sido palco de campeonatos mundiais. No entanto, é também uma boa praia de surf, com ondas fortes, adequadas para os mais experientes (os iniciantes devem escolher Carcavelos). O bar é bastante popular e é onde os surfistas costumam terminar o dia.
Perto fica o Moby Dick Lodge, um bom hostel para surfistas.
Para mais informações, consulte o guia do Guincho.
Separada da Praia do Guincho por uma fortaleza do século XVII (atualmente transformada num hotel de luxo), a Praia da Cresmina é frequentada principalmente por surfistas. É mais pequena que o Guincho, mas menos ventosa.
Para mais informações, consulte o guia da Praia da Cresmina.
Ao contrário de outras praias onde as condições para o surf não são as melhores no verão, na Praia Grande a melhor altura para surfar é entre julho e setembro. É mais adequada para surfistas experientes, que aqui encontrarão equipamentos de apoio e aluguer de material, bem como uma das maiores piscinas de água salgada da Europa para quando as ondas estiverem perigosas. A piscina pertence ao Arribas Sintra Hotel, e tem vista para a praia e para as competições de surf e bodyboard que aqui se realizam.
Para mais informações, consulte o guia da Praia Grande.
Praticamente todas as praias nos quinze quilómetros da Costa da Caparica são frequentadas por surfistas, mas as do centro da cidade e a Praia da Riviera têm escolas de surf com aulas e aluguer de equipamentos. Nesta costa encontram-se ainda vários hostels e moradias onde surfistas pernoitam:
- Kali Vice Surf Villa - Hostel colorido e de inspiração marítima com dormitórios e quartos standard.
- Mr. Ziggy’s Surfhouse - Moradia com piscina exterior e terraço onde os surfistas e outros hóspedes podem desfrutar das suas refeições e relaxar ao sol. Oferece também aulas de surf.
- Vila Maria Surf House - Típica casa portuguesa dividida em vários dormitórios e com uma pequena piscina num terraço ajardinado.
- Gota d'Água Surf Camp & Suites - Dispõe de dormitórios e quartos com varanda, além de aulas de surf e aluguer de pranchas e fatos. Oferece ainda transporte para os melhores spots de surf da região.
- Mom’s House Surf & Family - Localizada no centro da Costa da Caparica, com as praias a uma curta distância, esta propriedade está decorada com bom gosto e dispõe de cinco quartos, com beliches e varandas.
- Lufi Surf Lodge - Moradia com diferentes tipos de quartos e também tendas num grande terraço com piscina. Oferece aulas e equipamentos de surf.
- Lisbon Waves Surf Lodge - Moradia com localização central, a uma curta distância de várias praias da Costa da Caparica, com escola de surf e diferentes áreas exteriores que incluem uma pequena piscina.
- Incosta Surf House - Hostel com um grande terraço no centro da Caparica, a poucos passos das praias e do comboio turístico que percorre a costa.
- Villa Caparica Hostel - Situado quase na areia, este hostel tem uma piscina exterior, cozinha e sala comuns e um jardim. Dispõe de quartos duplos e dormitórios e casas de banho privativas e partilhadas.
Para mais informações, consulte o guia da Costa da Caparica.
A Lagoa de Albufeira, uma das maiores do país e que desagua no Atlântico, situa-se a sul da Costa da Caparica, já perto do Meco. Enquanto as águas calmas da lagoa atraem famílias com crianças, as ondas do oceano são perfeitas para surfistas e bodyboarders.
Para mais informações, consulte o guia da Lagoa de Albufeira.
A Praia do Magoito em Sintra é ainda relativamente desconhecida, e por isso nunca tem muitos turistas. É a praia de eleição das famílias locais que pretendem evitar as multidões de verão da Praia Grande, mas o mar atrai normalmente surfistas, especialmente os menos experientes. Situa-se não muito longe do Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, e a uma curta distância (cerca de trinta minutos a pé) da pitoresca aldeia das Azenhas do Mar.
Para mais informações, consulte o guia da Praia do Magoito.
Apesar de já afastada de Lisboa, a vila da Ericeira é um destino de surf conhecido mundialmente e é facilmente acessível a partir da capital (fica a pouco mais de uma hora de distância). É a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa e, embora qualquer uma das suas praias seja boa para a prática da modalidade, a que não deve mesmo perder é a Ribeira d'Ilhas, que recebe competições nacionais e internacionais.