O Forte de São Julião da Barra, que deu o nome à praia.
A Praia da Torre é frequentada principalmente pelas famílias da região, que a deixam lotada nos fins de semana de verão. A torre que lhe deu o nome é o Forte de São Julião da Barra, o maior dos vários fortes desta costa. Construído no século XVI para proteger Lisboa, serviu também como prisão política e militar. O seu interior abobadado, que inclui uma cisterna, não está aberto ao público, visto ser a residência oficial do Ministro da Defesa.
Ao longe, numa pequena ilha, situa-se a Torre do Bugio, construída no século XVI como apoio à defesa da entrada de Lisboa, e mais tarde adaptada a farol.
A Praia da Torre é um bom destino para famílias e surfistas.
A praia é vizinha de Carcavelos, que é a maior e uma das mais frequentadas da linha de Cascais. As duas praias estão separadas pelo Forte de São Julião da Barra, e da Praia da Torre a Carcavelos são menos de dez minutos a pé, passando pelo campus da Universidade Nova de Lisboa.
Caminhando para leste, seguindo o passeio marítimo de Oeiras em direção a Lisboa, chega-se eventualmente à marina de Oeiras e depois à praia de Santo Amaro de Oeiras, que é também um popular destino de verão para quem vive na zona.
A Piscina Oceânica de Oeiras, que fica junto à Praia da Torre.
Embora a Praia da Torre seja mais abrigada do que a de Carcavelos e, por isso, tenha ondas menos propícias à prática de surf, é muitas vezes a escolha de surfistas. As águas mais calmas, porém, tornam-na uma boa opção para famílias com crianças. Durante o verão, é vigiada por nadadores-salvadores.
Perfeita para: Famílias, Surf
Vigiada: Sim
WC: Sim
Duches: Sim
Aluguer de Chapéus: Sim
Bar ou Restaurante: Sim
Acessível: Não
Estacionamento: Sim
Como chegar a partir de Lisboa: Carro ou Comboio
Como Chegar à Praia da Torre
De carro: Pela A5, desde Lisboa, chegará à Praia da Torre em 25 minutos. Se optar pela Marginal, irá demorar mais dez a quinze minutos. Há um parque de estacionamento ao lado da praia e outro ao pé da marina.
De transportes públicos: Ao contrário de outras praias da linha de Cascais, não há estação ferroviária nas imediações da Praia da Torre. O comboio parte do Cais do Sodré em Lisboa a cada vinte minutos, sendo as estações mais próximas as de Santo Amaro e Carcavelos. Se sair em Santo Amaro, caminhe em direção à praia com o mesmo nome e continue pelo passeio marítimo para oeste por vinte minutos. Se optar por sair em Carcavelos, caminhe para leste a partir da praia de Carcavelos, durante cerca de quinze minutos.
Se adquirir o Lisboa Card, pode viajar no comboio gratuitamente.
Atrações Próximas da Praia da Torre
As já mencionadas praias de Santo Amaro e de Carcavelos são as duas únicas atrações próximas da Praia da Torre.
Onde Ficar Perto da Praia da Torre
Riviera Hotel
Não existem hotéis nas imediações da Praia da Torre, mas este hotel de quatro estrelas situa-se em Carcavelos, a uma distância razoável a pé. Possui dezenas de quartos com varanda, duas piscinas, um ginásio e um spa.